O Grupo

O nosso maior objetivo é Estudar, Discutir e Difundir a Permacultura e as Tecnologias Apropriadas mostrando que existem diferentes alternativas que oferecem menores impactos ao ambiente e baixo custos de aplicação.


domingo, 28 de junho de 2009

Saiba mais sobre o grupo

Espaço Ecovitrine




O grupo de estudos em permacultura da UCB foi formado no inicio do 1° semestre de 2007, por estudantes do curso de Engenharia Ambiental e da Biologia. O objetivo principal do grupo de estudos era debater assuntos ligados aos conhecimentos permaculturais e agroflorestais possibilitando que surgissem idéias para o desenvolvimento de projetos que permitissem criar um espaço dentro da universidade a fim de se trabalhar esses temas na prática e na teoria. O grupo começou a se reunir semanalmente, inicialmente formado por cinco estudantes e a cada dia que se passava vinha se tornando mais sólido e somando novos membros.
Já no 2° semestre de 2007 algumas iniciativas foram tomadas em busca de parcerias, então o grupo estabeleceu duas frentes de trabalho: a primeira foi com um projeto de implantação de um sistema agroflorestal (SAF) juntamente com o Projeto de Educação Ambiental – PEA da UCB na época coordenado pelo professor Genebaldo Freire Dias e a segunda um trabalho em parceria com os professores do Centro Educacional Católica de Brasília (CECB) em um projeto desenvolvido pelos professores Giuliano e Kelly de uma Ecovila Educativa, apresentando eco-tecnologia, bio-construção, sistemas dinâmicos de plantio e reflorestamento, design de ocupações humanas sustentáveis, dentre outras tecnologias alternativas.
As idéias foram discutidas e apresentadas aos responsáveis por cada um dos projetos no final do 2° semestre de 2007, a fim de se estabelecer um vínculo com a universidade. A partir daí, devido a alguns contra tempos e falta de incentivo o projeto de implantação de um SAF junto ao PEA não foi possível de ser consolidado, por outro lado o projeto com a Ecovila foi ganhando incentivo e visibilidade. Então o foco de trabalho do grupo passou a ser esse. Um dos marcos que deu base para o grupo e firmou a parceria com os professores do CECB foi a realização da Oficina de Espiral de Ervas, durante a qual o grupo coordenou a construção de um canteiro em forma de espiral produzindo culturas, entre outras, com utilidades alimentícias e medicinais mostrando para os alunos do CECB que com simples ações você pode trazer benefícios para a saúde, qualidade de vida, economia, e meio ambiente.










Sistema Agroflorestal Suscessional

Sistema Agroflorestal (SAF) é o termo que define uma agricultura baseada na simulação do crescimento suscessional de ecossistemas florestais conciliando a produção de espécies econômicas, nativas e adaptadas às condições de clima e solo do ambiente de plantio. É um sistema que visa proporcionar benefícios tanto no ponto de vista produtivo, trazendo uma variedade e qualidade maior dos produtos, quanto no ecológico, social e até mesmo cultural resgatando valores e saberes populares de cada região em uma atividade que reúne conhecimentos de diversas áreas como botânica, agronomia e ecologia.

Em comparação com o sistema de produção dominante atual, o SAF implica na mudança do paradigma de produção maciça do grande produtor para um modelo que valoriza o produtor familiar, distribui mais renda, gera mais empregos no campo, promove o êxodo urbano e gera produtos com mais qualidade e sustentabilidade em um país no qual a agricultura familiar desempenha um papel fundamental na distribuição de alimentos para a população.




Abaixo segue fotos crescimento suscessional do SAF na Ecovitrine da Catolica:




Início do plantio



Após 2 mêses



Bernardo e Henrique na prieira colheita

Sistema após 5 mêses


Sistema após 1 ano


Sistema após 1 ano e 5 mêses