O Grupo

O nosso maior objetivo é Estudar, Discutir e Difundir a Permacultura e as Tecnologias Apropriadas mostrando que existem diferentes alternativas que oferecem menores impactos ao ambiente e baixo custos de aplicação.


terça-feira, 28 de outubro de 2008

A Permacultura - Visão de uma Ecologia profunda

A permacultura é um método holístico para planejar, atualizar e manter sistemas de escala humana (jardins, vilas, aldeias e comunidades) ambientalmente sustentáveis, socialmente justos e financeiramente viáveis.
Criada pelos ecologistas australianos Bill Mollison e David Holmgren na década de 1970e surgiu inicialmente da idéia de sustentabilidade ecológica, ampliando os rumos para a sustentabilidade dos assentamentos humanos, com ênfase na aplicação criativa dos princípios básicos da natureza, integrando plantas, animais, construções, e pessoas em um ambiente produtivo e com estética e harmonia.
Pode-se dizer que permacultura é uma síntese das práticas agrícolas tradicionais com idéias inovadoras, unindo o conhecimento secular às descobertas da ciência moderna, proporcionando o desenvolvimento integrado da propriedade rural de forma viável e segura para o agricultor familiar.
Além de ser um método para planejar sistemas de escala humana, permite visualizar o mundo e as correlações entre todos os seus componentes. Serve, portanto, como meta-modelo para a prática da visão sistêmica, podendo ser aplicada em todas as situações necessárias, desde como estruturar o habitat humano até como resolver questões complexas do mundo empresarial.
Tem sido utilizada como precursora de novas formas de utilização da água (captação, armazenamento, filtragem/purificação), no uso de energias renováveis, como a eólica e a solar, e sobretudo na bioarquitetura
e bioconstruções de ecovilas ou de residências unifamiliares.

Mostrar que qualquer pessoa pode construir ou reformar adotando técnicas alicerçadas na bioconstrução não é difícil. O mais complicado talvez seja convencer o futuro morador a colocar a "mão na massa". "Amassar barro para erguer as paredes da casa dá a verdadeira importância de fazer parte, de interagir com o meio ambiente e dar referência ao que é nosso", ressalta Andréa Palma, proprietária de uma casa ecológica.

Henrique Rodrigues Marques

Nenhum comentário: