O Grupo

O nosso maior objetivo é Estudar, Discutir e Difundir a Permacultura e as Tecnologias Apropriadas mostrando que existem diferentes alternativas que oferecem menores impactos ao ambiente e baixo custos de aplicação.


terça-feira, 24 de novembro de 2009

Ofina de ASBC no Centro de Ensino do Lago Norte - CELAN

Em Setembro de 2009, representantes do GEPEC receberam um convite para ministrar uma oficina de Aquecedor Solar de Baixo Custo - ASBC na Semana do Cerrado do Centro de Ensino do Lago Norte CELAN para os Estudantes do período noturno de Educação de Jovens e Adultos – EJA.

A oficina foi realizada no dia 11 de Setembro, dia do CERRADO, e contou com a participação de mais de 70 pessoas da comunidade do Varjão, entre eles jovens e adultos na grande maioria de baixa renda, geralmente estudantes que estão começando desenvolver a escrita e a leitura procurando mais conhecimento e melhores oportunidades em sua vida profissional e pessoal.

Neste contexto, o Grupo preocupou-se em passar as informações numa linguagem bastante apropriada à situação dos alunos oferecendo a oportunidade de conhecer a tecnologia para assim aplicarem em suas vidas, seja como conhecimento pessoal ou profissional.

Muitos dos alunos rapidamente fizeram a ligação entre economia de energia elétrica, redução de impactos ao meio ambiente, geração de renda e a reutilização e reciclagem de resíduos.

Alguns deram depoimentos explicando a importância de tecnologias como esta para as comunidades baixa renda."Se realmente é possível economizar energia poupando para o meio ambiente e para o bolso da gente todos saem ganhando e o que é poupado na conta de energia dá para comprar outros utensílios para a casa" disse uma das participantes.

Outros já se interessaram muito em aprender a tecnologia de forma minuciosa para se profissionalizarem e até mesmo oferecerem este tipo de serviço, podendo aumentar a sua renda familiar e garantir melhores condições de vida.

A oficina foi muito produtiva e gratificante para todos os envolvidos, podendo ser observando em todo o processo a ligação entre a Sociedade, a Economia e o Meio Ambiente, apresentando uma maneira de conciliarmos estes três pilares importantíssimos para a humanidade.

É nesta perspectiva que o Grupo sempre atuou, difundindo e oferecendo a informação de tecnologias sociais, sustentáveis e apropriadas para todos os que se dispõe a aprender e compartilhar o conhecimento.

Agradecemos imensamente a todos os envolvidos na oficina: estudantes, professores, facilitadores, organizadores, entre outros, que também de alguma forma fizeram parte desta Teia.

O tipo de aquecedor apresentado na oficina foi projetado por José Alcino Alano e o manual está disponível no link: Aquecedor Solar com Descartáveis.


A Permacultura como Transformação Social!!!








Nenhum comentário: